HISTÓRIA, IDENTIDADE ÉTNICA E EXCLUSÃO SOCIAL NA REGIÃO DE SANTA CRUZ DO SUL (RS - BRASIL) *** Artigos opinativos e outros comentários selecionados pelo autor *** IURI J. AZEREDO

2 de jan de 2013

"Comentários selecionados"

Mais uma leva de comentários publicados em outro blog e que agora colo-os aqui também. Estão com as datas, indicando sua publicação "original", seguindo-se o título que dei ao texto.


01/03/2011

Alemanha faminta


Há uma novela do Stephen King publicado no seu livro Quatro Estações onde um menino prototípico norte-americano, loiro, saudável, inteligente, ativo, curioso, classe média envolve-se com um ex-comandante nazista que está tentando passar despercebido, vivendo pacatamente numa cidade também tipicamente americana. A relação vai deteriorando a vida do jovem; na medida em que ele vai crescendo, seus piores impulsos vão lhe sugando inclusive a sanidade mental, acabando tudo numa grande tragédia. Mas o que interessa no momento é que na história de King, o personagem nazi, já um velho senhor naquela altura (anos de 1970), usava nos campos de concentração (e extermínio) técnicas para “persuasão” de judeus, jogando com a fome imensa que debilitava, deprimia e punha os presos num permanente estado de desespero por comida; a promessa de uma refeição levava as pessoas a se submeterem de uma maneira aviltante, delatando companheiros de primeira hora; uma canalhice de primeira grandeza, nojenta.

Já para o término da Segunda Guerra, a população alemã – entre outros países envolvidos direta ou indiretamente na guerra (foi o caso da Índia) – estava a passar fome pelo desabastecimento, provocado pelos óbvios estragos na produção, beneficiamento e distribuição agrícolas, entre outras carência que atingiram milhões de pessoas como sub-produtos violentos de uma guerra já por demais violenta.

Mesmo com toda a ojeriza à nação alemã, associada – mais uma vez – a arrogância e barbarismos cometidos em nome de seu “direito” de dominar a humanidade por sua auto-suposta superioridade moral e racial, mobilizações pelo mundo todo foram feitas para salvar a Alemanha de uma desgraça ainda maior. No Rio Grande do Sul, nasceu uma organização, o Comitê de Socorro à Europa Faminta (SEF), que, apesar do termo mais geral, estava concentrada em alcançar alimentos e outros subsídios de sobrevivência à Alemanha exclusivamente. A iniciativa e liderança partiu de notórios germanófilos/germanistas, caso do gaúcho Pe. Balduíno Rambo, jesuíta, professor e pesquisador de geografia e botânica, além de liderança comunitária, escritor, enfim, um educador, cientista e intelectual engajado na sociedade gaúcha dos anos de 1930 até sua morte em 1961.

É interessante notar-se que a derrocada do governo alemão, capitaneado por Hitler, após tantas afrontas e sandices, acaba por receber a solidariedade – mesmo que pelo empenho de teuto-descendentes – de um país de mestiços e negros, antes colocados como degenerados, sub-humanos, passíveis de banimento.

Ao mesmo tempo, parece que não ocorreu a SEF socorrer populações não-alemãs atingidas igualmente de maneira terrível. Em meio a celeumas internas entre católicos e protestantes, a massa de judeus famintos emigrados, mesmo que alemães de nascimentos, parece que não foram considerados. Assim é que, num esforço “solidário” pós-guerra, o antissemitismo e outros preconceitos continuaram vigorando, demonstrando que o Ovo da Serpente continuava em seu ninho...


SURDINA

Toda a mobilização da SEF era feita à surdina. Sabiam que estavam lidando com rejeições. Rejeição a ajuda à população de um país por hora detestado, culpabilizado por uma guerra horrível e ainda perdedores humilhados do conflito. Rejeição, sobretudo, porque o Brasil, o Rio Grande do Sul vivia uma crise de carestia e desabastecimento de alimentos, levando a revoltas, incluindo Novo Hamburgo, “terra de alemão”, onde o tumulto popular envolvia a falta de farinha de trigo, implicando a demissão de autoridades municipais. Como se poderia ajudar os famintos da Alemanha quando, além de tudo, aqui mesmo na pátria brasileira tudo estava um caos – por conta, também, da guerra recém finda, onde milhares de brasileiros foram mortos pela forças armadas alemãs!

Padres, pastores e outras personalidades germanistas se empenhavam em minorar sofrimentos no além-mar, esforçando-se para reerguer um país há pouco inimigo e ameaçador a soberania de outras nações e francamente hostis a etnias “não-arianas” (além de buscar facilitar a deportação de cidadãos brasileiros retidos na Alemanha – possivelmente, entre eles, colaboracionistas ao regime nazista). Não era uma tarefa fácil, tranquila. E esses homens sabiam disso e tiveram perspicácia suficientes para agir com descrição e “jogo de cintura” (católicos e luteranos juntos, presença de lideranças luso-brasileiras, politicagens etc.), começando com a própria denominação apelativa e se referindo a toda a Europa, de Portugal a Áustria, mas, na prática e intencionalmente, dedicada exclusivamente à população alemã, como informa o artigo. Até o final dos anos 1940, conseguiram embarcar muita coisa, milhares de toneladas em alimentos e outros artigos como roupas e calçados, o que demonstra que obtiveram sucesso.

Hoje temos gente “bem posicionada” criticando o governo brasileiro por ajuda e perdão de dívidas a países subdesenvolvidos na África. Sem considerar a solidariedade entre povos (uma recíproca), ligações históricas com o continente africano (quase 400 anos de uso do trabalho escravo) e outros tipos de retornos ao Brasil, com o fortalecimento de vínculos políticos e econômicos com as nações “auxiliadas”; sem considerar tudo isso, tenho certeza que a mesma gente que faz tal crítica ao “paternalismo” e “incoerência” brasileira (quando temos tantos problemas sociais por aqui) apoiariam com entusiasmo a iniciativa de ajuda aos alemães em petição de miséria no pós-guerra – e assim o Brasil mais uma vez se tornando a tábua de salvação de milhares de famílias germânicas, como aconteceu com as assentadas em projetos de colonização estatais e particulares, como houve as centenas aqui no Vale do Rio Pardo. Óbvio que isso teve “retorno” ao Brasil também. Assim como há direta e indiretamente com o ajuda externa a países hoje em grandes dificuldades – mesmo que o Brasil tenha problemas, como outrora tinha e mesmo assim, mostrou-se solidário.


GRATIDÃO...

Pe. Rambo e os intelectuais orgânicos da germanidade e outros difusores desta ideologia argumentavam que – ainda mais numa situação de penúria da Alemanha pós-guerra (1945) – havia uma “dívida de gratidão” dos teuto-descendentes no Brasil a ser resgatada. Forçava um elo com a designada “pátria-mãe”. Mas quando refletimos que, na realidade, a esmagadora maioria dos imigrantes foi praticamente defenestrada, expurgada, expulsa economicamente de suas regiões por conta da concentração de renda, de terras, de bens de produção na mão de nobres e grandes proprietários rurais e burgueses, seria mais adequado se dizer que a Alemanha agia não como uma boa mãe, e sim como um padastro violento, egoísta, que não considerava autênticos filhos aqueles pobres coitados; para a sua segurança, era melhor vê-los pelas costas, pois nada mais detestável que reclamações, revoltas e outras ameaças as suas benesses de patrão... Passados anos, depois dos dialetos e hábitos profundamente transformados pelo convívio em outra nação, com outros povos locais e estrangeiros (outros imigrantes), então vem germanófilos, quase sempre privilegiados economicamente (e até viajados para a Alemanha) pedir reverência ao padastro! Por favor...

Em nome de uma germanidade postiça, patrocinada por ideólogos vivendo longe do cotidiano do trabalhador urbano ou rural teuto-descendente remediado ou empobrecido (veja-se o número de pessoas com sobrenomes tipicamente germânicos entre os sem-terras e assentados da reforma agrária, por exemplo), se busca produzir uma identidade ligada com uma Alemanha de hoje ou de um passado utópico de onde teriam partido os “intrépidos”. Enquanto isso, a riqueza etno-cultural da teuto-brasilidade perverte-se em oktoberfestes e aprendizado do alemão padrão – jamais falado por antepassados do século XIX (se fosse um estudo dos dialetos, sua evolução na interação com outros dialetos germânicos e o Português, seria excelente, mas aprender o alemão contemporâneo, qual é o objetivo? Rememorar e homenagear quem jamais falou tal língua?). Por favor...


SIMPATIAS

Pe. Rambo parece que além de um erudito, pesquisidor de botânica e fisionomia geográfica do Rio Grande do Sul, foi um infatigável germanófilo e germanista, crente na superioridade dos povos germânicos e numa espécie de missão divina a ser desempenhada pela Alemanha no mundo e que ele acreditava presenciar antes do final da sua vida. Rambo, se não aderiu diretamente ao nazismo, parece ter nutrido uma simpatia ao regime de Hitler; tinha uma expectativa positiva pelo regime liderado por Hitler e manifestou um pesar pela derrocada do nazismo, mas anunciando uma esperança profética de, no futuro, a Alemanha mostrar à humanidade a que veio...


FLORESTA

Ao mesmo tempo, Rambo amava as florestas. Visitou parques nos EUA e foi por sua iniciativa que o Aparados da Cerra se tornou uma realidade no RS. Em seu romantismo, olhava as árvores como seres sagrados, presentes na história do mundo, merecendo reverência. A atmosfera em meio às matas formava um templo propício a se sentir a "presença de Deus".




10/12/2010

Mais “alemães” que a Alemanha


A polêmica na escolha da Rainha da Oktoberfest (2010) de Santa Cruz do Sul é das mais interessantes. Em minha opinião, revelam-se aí os limites da tolerância étnico-racial no município e abre-se a farta mala de diversos preconceitos que nutrimos – vários maquiados por “justificativas culturais”.

Queremos ser mais alemães que a Alemanha, escolhendo como soberana da principal festa municipal uma estereotipagem de jovem germânica, ou seja, uma loira de olhos azuis – como se isso fosse algo geral no conjunto de povos de onde chegaram os primeiros imigrantes ditos alemães ou, ainda menos, do que é o norte da Europa atual.

Bastaria, como já foi aludido, pensarmos na seleção de futebol alemã das últimas copas. Há, entre os jogadores, representando o que há de melhor no país de Beckenbauer, uma pluralidade étnico-racial exuberante, incluindo afro-descendentes – sendo, inclusive, um deles, brasileiro naturalizado alemão.

Mas aqui, mesmo com todas as evidências de um já avançado – e, na verdade, desde o princípio da formação do município – processo de intercâmbio étnico, se quer exclusivismos raciais, o que configura, sem meias palavras, racismo, ou seja, a ideologia supremacista, que hierarquiza e diz, em suma, quem manda e quem obedece (ou quem deve viver e quem deve ser morto, lembrando os campos de concentração do governo alemão de algumas décadas atrás).

Onde a teuto-brasilidade deveria preponderar, vê-se a patética tentativa de afirmar elos com uma Alemanha contemporânea – pouco a ver com os lugares de onde partiram no século XIX as massas de pobres que foram assentadas em terras brasileiras –; uma “Deutschland” onde chega-se ao absurdo de “tradicionalizar” um esporte jamais praticado nas comunidades teuto-brasileiras – o Eisstocksport; até as cores alusivas à germanidade são da bandeira de um país que sequer existia nas primeiras e mais expressivas décadas da colonização germânica no Rio Grande do Sul.

Mas há bons sinais. Até mesmo autoridades locais têm criticado o ”paradigma” (sic) racistóide escondido atrás de argumentos que, ao fim e ao cabo, exigem a “pureza da raça” para ser “a” representante simbólica feminina da beleza, inteligência e simpatia santa-cruzenses. Nisso, a comissão julgadora prestou um bom serviço. Quiçá tenhamos em breve – como disse a secretária de turismo neste ano (2010) – uma moça negra soberana, para tornar de vez a Oktober uma festa que não discrimina, mas representa a variedade étnica que compôs e compõe Santa Cruz do Sul, desde quando o povoado primevo se chamava Faxinal do João Faria.

*Na foto (divulgação), Cacau, brasileiro de Santo André, SP - naturalizado alemão -, no ataque da Seleção da Alemanha, em plena Copa do Mundo 2010, comemora o gol sobre a seleção australiana (foto divulgação).




16/07/2012

Santa Cruz e Kiev


Volta e meia, cá estou com esta questão meio rabugenta: aqui em nossa região, de forte germanidade, muitas pessoas têm uma posição vitimista em relação as ações que tentavam coibir o uso dos dialetos teuto-brasileiros nos anos de 1940*.

Pois é notável como se “esquece” o contexto da situação de coibição desencadeada em todo o Brasil e que atingiu a população teuto-descendente, mas também descendentes de japoneses e italianos. No caso de Santa Cruz do Sul à época, eram comunidade onde, inclusive, se deve considerar a existência de lideranças que propugnavam uma aguerrida germanidade, em alguns casos, pautada no ideário e cultos cívicos nazis. Isso estava acontecendo no período de mais uma guerra mundial, onde a Alemanha se postava como a nação que deveria dominar o mundo, já que possuíam o povo mais perfeito do planeta (arianismo), e diversas atrocidades estavam sendo cometidas em nome da pureza racial. Além, por exemplo, de torpedeamento de navios brasileiros (que implicaram na morte de mais de mais de mil brasileiros), aconteceram atrocidades quase inenarráveis, demonstrando extremo e mortal ódio étnico – era o antissemitismo radical em ação, além dos expurgos e eliminação de outras populações e indivíduos.

Um caso:

Em 1941, em Kiev (ilustração acima, como seria em 1870/80), Ucrânia, os alemães assassinaram praticamente toda a população judaica da cidade. Em 36 horas, na ravina de Babi Yar, quase 34 mil pessoas foram mortas, enterrados numa grande vala comum, alguns ainda vivos. Tudo porque, na paranóia nazi, o culpado até por pequenos insucessos do exército alemão na guerra – como aconteceu na ocasião, com um bombardeio que matou alguns soldados alemães no centro de Kiev –, “só podia ser” o povo judeu... Tais barbarismos racistas eram função e especialidade principalmente dos Einatzgruppen, “unidade móveis de extermínio da SS, que segundo estimativas, teriam assassinado mais de 1,5 milhão de judeus, ciganos, comunistas e ativistas políticos à medida que o exército alemão avançava pelo Leste Europeu e pela União Soviética”, conforme está dito na página 729 do livro “1001 Dias que Abalaram o Mundo” (2009, editora Sextante).

Diante disso, diante do metódico e frio assassinato racista de milhões de pessoas, incluindo crianças, velhos, mulheres grávidas por parte da Alemanha nos anos da guerra, com podemos classificar a “revolta”, a indignação quanto a proibição do uso dos dialetos “alemães” em Santa Cruz do Sul? Por favor... me parece até uma mesquinharia, uma chorumela infantil, porque não contextualiza, não considera os reflexos internacionais – numa cidade (Santa Cruz) onde havia até um vice-consulado da Alemanha – do que estava acontecendo na nova escalada bélico-imperialista da “nação alemã”, sendo que, a cada dia, mais notícias horríveis, de fato revoltantes corriam o mundo! Nesse contexto, onde a nacionalidade/identidade alemã “naturalmente” se apresenta e se configura no imaginário tão negativamente a partir de atos concretos da Alemanha nazista e na guerra imperialista desencadeada em 1939, as restrições que começaram a existir (depois do governo Vargas ter flertado por longo tempo com os nazis) e até os atos excessivos, raivosos contra “alemães”**, todas esses acontecimentos podem ser – não justificados – mas compreendidos sem lamúrias e imputações exageradas – caso da decadência do uso dos dialetos***.


*Também como sempre me refiro, os dialetos falados “na colônia” são algo bastante diferente da língua alemã, como comum e equivocadamente muitos se referem, já que, ao tempo das primeiras levas da imigração para o Vale do Rio Pardo, sequer havia a Alemanha, surgida como país após uma forçada unificação em 1871; vindos de diferentes regiões, os imigrantes falavam diferentes dialetos, que foram se “misturando” entre si e com o Português, resultando e novos dialetos, que podemos classificar como teuto-brasileiros.

**Concebo a designação “alemão” ou “alemã” como uma identidade construída (colocando num liquidificador descendentes de diversos países europeus, da Boêmia, da Saxônia, da Polônia, Áustria, Bélgica, Rússia, Hungria etc., resultando no suco comum chamado “alemão”) e desenvolvida zelosamente cultivada por muitos, ao ponto de se colocarem em contraste aos “brasileiros”, ou seja, aos “demais”, os “sem origem alemã” – em especial lusos, negros, índios e mestiços.

***O desuso dos dialetos podem ser entendidos pela natural incorporação das comunidades teuto-brasileiras, pela migração cada vez maior de parentela para as cidades, pela expansão das comunicações – transporte, jornais, rádio etc –, da escola pública no meio rural; da integração econômica levando a uma integração social e cultural cada vez maior e mais efetiva, desencadeando eventos como os casamentos “interétnicos” e “inter-religiosos”, aos hábitos cada vez mais “urbanizados” e cosmopolitas.




10/12/2010

Teuto-brasilidade x Alemães no Brasil


Triste observar que festividades como a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul acabem por configurar-se como uma deturpação histórica, instituindo uma “cultura” que se reporta a elementos estereotipados da Alemanha contemporânea – até mesmo no que se refere ao folclore que lá persistiu –, em menosprezo ao autêntico e rico caldo cultural surgido na interação ocorrida nas comunidades onde imigrantes (de diversas regiões) e descendentes teutos (entre outros) se assentaram e conviveram no sul do Brasil.

Observando pinturas do artista porto-alegrense e teuto-descendente Pedro Weingärtner, falecido em 1929 – viajado e formado também na Europa, incluindo Berlim, Paris e Roma – de vasta produção. Entre vários temas, há retratos da talvez mais autêntica festividade teuto-brasileira no Rio Grande do Sul, o kerb. Mas ao contrário da imagem maquiada de “alemães” vestidos a la Fritz e Frida – duas caricaturas importadas e fixadas artificialmente como “alemães típicos” –, vemos as pessoas com suas roupas domingueiras – incluindo, lenços, ponchos bombachas, bota e vestidos tipicamente gaúchos e brasileiros da época. Nada a ver com chapeuzinhos e macacões “bávaros”, que fazem da Oktober literalmente uma festa a fantasia, uma espécie de carnaval de inverno (ou melhor, de outubro).

Há mais elementos no retrato a demonstrar o entrecruzamento de hábitos trazidos das regiões que mais tarde formaram o país Alemanha e arredores, com os já arraigados na colônia da região do rio Sinos, na província de São Pedro, Império do Brasil. O próprio prédio, com todos os traços das típicas edificações luso-brasileiras, incluindo as “telhas portuguesas”, é enfeitado com as guirlandas tão associadas à germanidade.

Também temos esboçado na pintura de Weingärtner a diversidade fenotípica e separatividades sócio-”raciais”. Da janela, a mulher negra, com seu lenço na cabeça, observa – por de trás de meninos no peitoril do lado de fora – a festa onde provavelmente a sua “dona” se diverte. Ou seja, a comunidade teuto-brasileira convive e está inserida plenamente na sociedade onde a escravidão da população afro-descendente é “normal”. Aliás, não eram raros, como apontam estudos e relatos (embora em pequena medida), os casos de teuto-descendentes proprietários de escravos – ou “padrinhos” de negros e negras, situação que não formalizava a propriedade da pessoa, mas se estabelecia uma situação de exploração da mão-de-obra.



10/12/2010

Demolindo memórias: uma Santa Cruz que vai desaparecendo


Lamentável o que continua acontecendo com a cidade de Santa Cruz do Sul. Suas antigas edificações, casas e prédios comerciais e industriais estão dando lugar a edifícios – muitas vezes de uma beleza e complexidade de uma caixa de sapato, ou seja, uma mediocridade com o fim único de abrigar o maior número de possível de comércios, serviços e habitações, cada vez mais semelhantes a locais de confinamento...

Interessante observar que a cidade, que se diz orgulhosa de seu passado, destrói, literalmente, suas memórias concretas. Nada resiste a tentação do faturamento. Discursos sobre “nossas tradições” não resistem um minuto à cupidez do bolo de dinheiro fácil. Abre-se mão de convicções bem rapidamente. Ou, na verdade, nunca se teve: tudo sempre foi um discurso vazio.

O que define uma cidade na prática se não sua urbanização: edificações, ruas, áreas verdes, passeios, praças etc? Assim, estamos descaracterizando Santa Cruz de forma aguda. Aproximamo-nos velozmente (no centro, em especial) de um mercadão visualmente indigesto, desconfortável: poluído, feio, sem caráter – ou com aquele caráter-padrão, igual a tantas outras cidades que estão neste processo.

Triste também o pouco empenho da comunidade e da sua administração. Como não temos uma política efetiva e eficiente para a preservação e promoção do patrimônio arquitetônico? Será que todos se dobraram à lógica do ganho imediato ou estão alienados para tais questões urbanísticas de alto impacto no futuro da cidade? Afinal, que cidade queremos viver e ver nossos filhos e netos crescerem?

Lembro de uma palestra do José Lutzenberger na Câmara de Vereadores aqui de Santa Cruz; o agrônomo e ambientalista premiado, conhecedor do mundo, teuto-descendente “da gema” (filho do afamado arquiteto e artista alemão Lutzenberguer, radicado em Porto Alegre) perguntava ao público do evento o que estava acontecendo com Santa Cruz? A cidade perdia notoriamente suas edificações antigas. Por que não se fazia como na Alemanha, onde prédios históricos eram zelosamente preservados, convivendo com a arquitetura contemporânea, dando um ar ao mesmo tempo aconchegante, tradicional e moderno? E isso foi dito lá por 1995!

O caso é que queremos ser uma Alemanha só de Oktober – carnavalesca, caricatural, de papelão pintado. Copiamos – mal e indevidamente (deixando de lado a rica cultura verdadeiramente teuto-brasileira –; um folclorismo importado, mas dizendo que se trata de “nossas raízes” (desde quando houve na região de Santa Cruz alguma Oktoberfest ao longo do século XIX até meados de 1980?). E o que de fato há de admirável na Europa, damos de ombros e agimos com aquela mesquinharia cretina, cada vez mais se estampando em suas nossas.

Triste fim de uma cidade outrora singular, simpática... (Além das edificações antigas, áreas como o Cinturão Verde – outra marca da cidade – também estão cedendo à especulação imobiliária.)




21/02/2009

Carmen e os nazis no Brasil de Getúlio



Ruy Castro, jornalista e escritor, em entrevista publicada em Zero Hora no dia 9 de fevereiro passado (2009) falando sobre o seu livro Carmen: Uma Biografia, tratando da cantora e atriz brasileira Carmen Miranda [ilustração ao lado], diz o seguinte, respondendo sobre a acusação de “americanização” que pesava sobre a “pequena notável” após sua instalação em Hollywood, tornando-se uma beldade de fama internacional:

“O verdadeiro público da Carmen nunca a chamou de ‘americanizada’ nem isso era um pecado na época – em 1940, os EUA eram os heróis do mundo. Quem não gostou de ouvi-la falando ‘Hello, peoples!’ foi a platéia do Cassino da Urca [no Rio de Janeiro] naquela noite em que Carmen tinha aceitado dar um show beneficente a pedido da primeira-dama, dona Darcy Vargas. Essa platéia era formada pelos membros da ditadura Getulio Vargas, totalmente simpática ao nazismo [não excluindo o próprio mandatário do país] naquele tempo: os ministros, os militares, os empresários alemães e seus sócios brasileiros.”

Essa fala de Castro me fez lembrar – e reiteradamente lembro disto – o discurso de auto-vitimização que vulgarmente observamos por parte de uma intelectualidade germanófila na cidade e região. O governo Vargas e a figura deste político gaúcho são satanizadas como “anti-alemães”, “esquecendo-se” que, na verdade, antes de uma tomada de posição – tardia, até – pró-aliados na Segunda Guerra Mundial, o alinhamento com o totalitarismo alemão liderado por Adolf Hitler foi grande e, em conseqüência, houve, sim, apoio a posturas fascistóides, culto ao arianismo e quejandos. A extradição de Olga Benário é um exemplo do colaboracionismo oficial com o governo e a ideologia nazi.

E também se subtrai o contexto de uma guerra onde a Alemanha encarnava o terror, a crueldade e a arrogância sobre forma de ação bélica violentíssima, imperialista, pretendendo “simplesmente” dominar o mundo em nome da suposta superioridade racial do seus cidadãos – que, na época, massivamente respaldava o governo do “fuhrer”.

Claro que se deve reconhecer: no acirramento da antipatia contra uma Alemanha invadindo países, torpedeando navios brasileiros, notícias sobre extermínios em escala industrial etc., houve manifestações e posturas que exacerbaram e foram injustas, despropositais, pura desforra irracional. Mas que devem ser contextualizadas: o clima era de revolta contra os alemães e, assim, contra tudo que se ligasse a nacionalidade e etnia germânica no Brasil naqueles momentos de emoções incontidas, tal os barbarismos anunciados.




17/09/2012

Garrafada na cabeça


Seguido ouço dizer que “racismo é coisa que não existe mais”; “isso é uma bobagem, hoje somos todos iguais”; “não há mais preconceitos, ainda mais entre os jovens”...

Bueno, além de desconsiderar todo um avanço de células nazifascistas na Europa (inclusive Alemanha), constituídas basicamente por pessoas de 20 anos, além de todos os indicadores socioeconômicos brasileiros (colocando a população nos piores patamares de educação, posição social e qualidade de vida), além desses aspectos de indicadores técnicos e noticiários cotidianos, parece que se desconsidera atos como o ocorrido há poucas semanas (10 de agosto de 2012) aqui pertinho. Pois numa estação do Trensurb de Porto Alegre (Estação Mercado) um jovem (21 anos) se fez um desafio perante um amigo que estava nesse banheiro público: “o primeiro negro ou mendigo (olhem que correlação interessante!) que aparecer, eu vou dar uma garrafada (de uísque) na cabeça do maldito”. Dito e feito: um outro jovem, de 24 anos, negro, antes de embarcar para o trabalho, entrou no banheiro da estação e, enquanto urinava, recebeu, de costas, a garrafada na cabeça, como detalhou o jornal (Zero Hora, 11/08, p. 40).

Ou seja, um jovem porto-alegrense, nesta segunda década do século XXI, movido pelos mais tacanho preconceito social e ódio racista, agride barbaramente outra pessoa por ela identificada como negra e, portanto, passível de um tratamento aberrante, desumanizador, de inaudita e potencialmente letal violência.

E esse rapaz passou por uma escola e viveu aqui no RS – e não em Marte ou na Josnesburgo do famigerado Apartheid – o seu processo de socialização... O que aconteceu, então? Mas, mesmo assim, dizem que “o racismo não existe entre nós” e essa é “uma questão menor”... Menor para quem não leva a garrafada na cabeça por conta de sua aparência...




30/03/2012

Tradição há seis meses...


Pode um pão de forma lançado no mercado no ano passado (2011) receber o nome de “Tradição”??

Não só pode, como há! A empresa mexicana Bimbo, que comprou a Nutrella de Gravataí, está vendendo o fatiado Tradição, que, além da denominação do produto que remete a um passado longínquo, a ancestralidade, a algo desenvolvido de forma artesanal, tem no seu logotipo, começando pelo lettering em letras cursivas (“escritas à mão”), uma colher de pau, um rolo de massa, um jarro de leite e uma tigela de bater a massa feitos de louça, fechando, ao fundo, com um saco de tecido contendo a farinha de trigo identificado com ramos do cereal.

Contrabandeando mais uma vez o historiador Hobsbawm***, temos mais uma situação de “tradição inventada” – no caso, um embuste marketeiro. Iludidos pelo estratagema cosmético-comercial via embalagem, compramos um produto megaindustrializado, feito aos milhares por hora numa linha de montagem automatizada, dentro de uma bilionária empresa transacional... pois compramos tal alimento como se feito por alguma senhora de avental, que mora lá num bucólico recanto, açando o seu pão num rústico forno de barro... E nem reclamamos da engambelação! Na verdade (parece), gostamos/desejamos essa ilusão – entre várias outras humanas situações de “eu quero acreditar”, com diz o subtítulo daquele filme de 2008 da série Arquivo X, sobre ETs e outras paranormalidades.

Não são só produtos de panificação (já mencionei biscoitos da zona de colonização ítala no RS) que recebem essa “cobertura artificial de passado”. Há muitíssimos e variados exemplos. A Oktoberfest é um deles, marcante pela invencionice à beira do patético – e perversora da história das comunidade teuto-brasileiras –, como já disse gente como Flávio Kothe, nascido em Santa Cruz do Sul em 1946, professor na UnB, doutor e livre-docente em Teoria Literária e Literatura Comparada, com pós-doutorado em Yale e nas Universidades de Konstanz, Heidelberg, Bonn e Berlim (tudo isso pra dizer que não é só um cururu como eu que fala isso da Oktober, mas uma santa-cruzense "legítimo", “da gema”, com “sobrenome alemão”, de “família tradicional”, que estudou e se pós-doutorou na Alemanha, entre outros países, sendo professor na prestigiada Universidade de Brasília, autor de dezenas de obras, incluindo um clássico dos estudos acadêmicos na área da Literatura Brasileira, a “trilogia” O Cânone Colonial, O Cânone Imperial e O Cânone Republicano).

Voltando ao pão de forma: a empresa nem se constrange em apresentar o seu produto, conforme está destacado na parte “de baixo” da embalagem:

Novo Pão de Forma Tradição, a novidade que vai deixar o seu dia a dia ainda mais gostoso.

Ou seja, usa as palavras “novo” e “novidade” na mesma frase para anunciar algo que se chama “Tradição”...

Cinismo? Esquisofrenia? Imbecilidade pura e simples? Imbecilidade deliberada? Talvez de tudo um pouco nesse mundo onde – me arrogo a dizer “filosofando” – vivemos quase sempre na superfície das coisas, sustentados numa densidade feita de babaquices; numa atmosfera baseada em falsidades e fantasias, alienados da vida para além das aparências e convenções sociais.


*** Me refiro ao livro de Eric Hobsbawm (em co-autoria com Terence Ranger), “A Invenção da Tradição”. Conforme a mini-resenha no site da Submarino, "Os autores mostram como a 'tradição' - base do nacionalismo e 'prova' de uma espécie de antiga e inatacável superioridade dos povos - é uma construção, algo criado, inventado".



09/06/2011

Um fantasma racista assombra concursos de beleza


Na minha opinião, concursos de beleza focados em um perfil étnico-racial são extremamente problemáticos. Retirando-se outras questões, como a da “mulher objeto” e a ditadura do padrão estético (magra, alta, jovem etc.), há o componente da discriminação fenotípica – um caminho ao racismo. Se o concurso é “Beleza Negra”, não entram brancas; se é “A Mais Bela ítalo-descendente”, retira-se as demais moças de outras nacionalidades.

No caso do “Miss Germany no Brasil”, pelo que li na imprensa local, o pré-requisito básico é que as concorrentes sejam descendentes alemãs até a terceira geração. Todas muito jovens (de 15 a 25 anos), com os cabelos loiros e pele claríssima, encarnam o estereótipo da “legítima moça alemã” – desconsiderando, aliás, que, na própria Alemanha, o perfil populacional tem um fenótipo muito mais diversificado, com a incorporação de inúmeras origens étnicas, configurando múltiplas cores de pele, tipos de cabelo, cor de olhos, formas de narizes, bocas etc.

O que mais me preocupa – até porque isso ignorado, nem passa pela cabeça dos promotores de tais concursos – é a ideia de “pureza racial” que está na base desses eventos; exige-se a exclusividade (só brancas, só negras, só “germânicas”, só “italianas”), ou seja, a “não-mistura racial”, quando vivemos num mundo cada vez mais a miscigenado e aberto a diversidade. Pode acontecer que, os pais que mantém características associadas a descendências (“alemães”, “italianos”, “africanos”...) e querem que suas filhas um dia concorram em tais certames, terão de buscar seus pares sexuais-reprodutivos entre símiles étnico-raciais. Caso contrário, caso a criança absorva certas cargas genéticas, ficará “imprestável” para concursos etnicamente fechados...

Acho que se deve entender ou relativizar certos casos, como, por exemplo, a escolha da “Mais Bela Negra” de Santa Cruz. O evento foi criado como alternativa a concursos onde as moças negras sequer cogitam em se inscrever, caso da “eleição das soberanas” da Oktoberfest local – a festa onde a “beleza máxima” santa-cruzense é representada por moças brancas. Há, assim, no “Mais Bela Negra”, uma compensação, buscando valorizar também a beleza de mulheres negras, ordinariamente, como já disse, impedidas – implícita ou explicitamente – de participar do certame (estético feminino) por seu explícito “corte étnico”.




22/12/2011

Sessão Exclusão


Pessoal,

Estou compartilhando com algumas pessoas o meu questionamento quando a uma postura na divulgação da sessão do Amigos do Cinema que vai ocorrer hoje, 19/12. Recebi o convite e fiquei indignado com o que está dito. No final do texto escreveram assim:

Será uma forma singela [a sessão de cinema em Linha Santa Cruz, com o filme A Ferro e Fogo, a partir da obra homônima de Josué Gimarães, autor que aparece na foto acima] de lembrar a data da chegada das seis primeiras famílias de imigrantes alemães em 19 de dezembro de 1849, provenientes da Silésia e do Reno, na “Alte Pikade” (Picada Velha) como se denominava Linha Santa Cruz na época, iniciando-se assim a sua história e também de Santa Cruz do Sul e região.

Como assim “iniciando-se assim a sua história [dos ‘alemães’ na região] e também de Santa Cruz do Sul e região”??? Ou seja, estão dizendo que os “alemães” começaram TUDO por aqui, até mesmo a história da região? Na minha visão, trata-se da continuidade de uma mentira, de uma manipulação ideológica, uma ignorância sobre a historiografia local e regional – tudo isso misturado.

Não gostei. Até pode ser legal relembrar os antepassados e homenagear seus esforços, mas não precisavam insistir neste conto moral apologético à beira do racismo. Todos os outros grupos e personalidades “não-alemãs” são subalternizados, invisibilizados nessa “nossa história”. Meus vizinhos negros do bairro Linha Santa Cruz, as muitas famílias mestiças, os sem-descendência “germânica”, toda essa gente mais uma vez vai ser “catequisada”; ficarão “sabendo” que são párias e só chegaram depois de toda a maravilha estar pronta pelo esforço dos “donos da história”. Enfim, tudo aquilo que lutamos para relativizar, incluindo o que de fato é: há muito mais diversidade e vários outros grupos étnicos na construção da sociedade santa-cruzense.

Acho que o Amigos do Cinema estão envolvidos num tipo de comemoração que não faz jus a amplitude do cinema e as possibilidades de reflexão e criticidade que muitos filmes podem nos suscitar.

Abaixo, segue o “retorno” que enviei ao pessoal que me enviou o convite, além do texto completo do convite mencionado.

Até mais!

Iuri


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Muito boa iniciativa de fazer a sessão do Amigos do Cinema em Linha Santa Cruz. Bem como relembrar a trajetória dos imigrantes germânicos no RS e em Santa Cruz. Mas tenho que discordar de algumas alusões, em especial o que está dito na frase final do convite, ou seja, que a “chegada” (a palavra deveria ser “introdução”, por trata-se de um projeto de colonização do governo provincial) dos imigrantes “alemães” (em termos de designação, trata-se de uma outra imprecisão) teria iniciado “a sua história [dos imigrantes] e também de Santa Cruz do Sul e região”.

Não vou dizer que é uma inverdade, mas está muito próximo disso. Se não é fruto da ignorância, trata-se de uma manipulação ideológica, que subverte a historiografia e produz uma subalternização e invisibilidade a outros grupos e personalidades “não-alemãs” aqui do município e região. Uma enorme injustiça e violência simbólica contra quem também esteve aqui e desenvolveu Santa Cruz – antes da chegada de qualquer europeu do norte.

Para quem se dispor a estudar a história local para além das rasas narrativas apologéticas germanófilas, algumas à beira do racismo, saberá que a ocupação da região inicia-se com grupos indígenas, destacando-se os antepassados e os atuais kaingangs e guaranis. Especificamente, temos o Faxinal do João Faria, povoado bem anterior a colonização germânica. É ali que surge a cidade de Santa Cruz e onde são recebidos (após desembarcarem em Rio Pardo), os novos assentados europeus, contando, em suas primeiras levas, com subsídios do governo, incluindo cerca de 72 hectares de terra.

João Faria Rosa era um sesmeiro, cujos trabalhadores escravizados, parentela, agregados e famílias avulsas perfaziam o Faxinal. O neto de João Faria recebeu e acantonou no sobrado familiar os primeiros sem-terra germânicos, conforme registra Bittencourt de Menezes na publicação de 1914, “Município de Santa Cruz”. As primeiras vias e loteamentos rurais foram feitos com recursos públicos e realizados por técnicos e capatazes lusos e trabalhadores negros escravizados, entre outros trabalhadores humildes. Holandeses, belgas, russos, austríacos e até cearenses, entre outros grupos – além da miríade de pessoas de regiões que só mais tarde vieram a se tornar o país Alemanha e vizinhanças –, foram assentados ao longo dos anos. Quilombolas e indígenas continuaram existindo, buscando sobreviver a ocupação branca, conforme registro de historiadores como Jorge Cunha.

Por anos estamos lutando para que não se “patrole” e se perverta a historiografia em nome de orgulhos étnicos que, de tão “orgulhosos”, “esquecem” e subestimam todos os outros grupos e pessoas sem determinados sobrenomes e fenótipos. Acho que a associação de moradores, a escola e o Amigos do Cinema prestam um desserviço nesse sentido da integração e comunhão comunitárias, porque estão insistindo em homenagens sem lastro histórico verídico e completo, eivadas de ideologia e sentimentalismo étnico-racial. Há uma vasta e interessantíssima história das comunidade teuto-brasileiras que dá lugar a mixórdias artificiais, como já denunciou Flávio Koth, santa-cruzense professor da UnB, entre outros estudiosos sérios.

É o que eu penso. Abraço do

Iuri.


***Interessante que ninguém do Amigos do Cinema (nem quem me enviou o e-mail) se manifestou. Talvez ignoraram ou ficaram envergonhados... O pior é ignorarem. Acho que alguns simplesmente ignoram, porque têm uma posição sectária sobre o assunto e não admitem questionamentos, porque isso “abala as estruturas” – inclusive de suas personalidades, calcadas numa construção indenitária onde os “meus antepassados são os melhores mais importantes”.

***Muito obrigado pela atenção. Muito bom que houve uma reação ao meu comentário. O pior é o silêncio.

Copiei e "editei" o texto a fim de destacar o ponto onde (perdão) "a maionese desanda", na minha opinião. Não se tratava de nenhuma crítica ao filme em si, adaptação do livro do Josué, que li há anos e gostei muitíssimo - como várias outras "sagas gaúchas", caso de O Tempo e o Vento e, de alguma forma, o Videiras de Cristal, Quem faz Gemer a Terra, A Valsa da Medusa e Pequena História da Amor, os dois últimos escritos por santa-cruzenses, a Valesca de Assis e Wilson Müller , respectivamente, tratando diretamente dos teuto-descendentes aqui de Santa Cruz (fazem isso com enorme sensibilidade e fidedignidade histórica). Critique o Amigos do Cinema pontualmente, por estar "assinando" um convite que me indignou pela perspectiva histórica e social - uma luta que travamos coletivamente a mais de década.

Deixei bem claro que acho bacana e justo que se homenageie os antepassados e, obviamente, os teuto-descendentes aqui em Santa Cruz e região. Absolutamente nada contra o Amigos de Cinema fazer isso. Minha discordância, como disse, é pontual e se refere ao reforço, através de um convite, a um tipo de comemoração baseada em uma perspectiva germanófila, que afirma que os alemães iniciaram a história de Santa Cruz e região.

Quanto a "adjetivação raivosa" (gostei disso!) é completamente espontânea e a uso comumente nesses momento de indignação; tenho dificuldade em tolerar a repetição de uma abordagem germanófila - equivocada e geradora de exclusão. Tento minimante fundamentar isso, fazendo algumas alusões historiográficas e até citando obras e autores. Uma pena que possa soar pedante.

Talvez pudesse ser mais diplomático. E aceito de bom grado a dica e todas as suas ponderações no e-mail. Louvo a existência/persistência do Amigos do Cinema. Mas foi uma pisada na bola feia! Que bacana que houve esse reconhecimento. Agora é tocar para frente!


***Valeu! Como sempre, tuas mensagens são instigantes, inteligentes e humoradas - com aquela ironia temperando o papo.

Acho que a reação minha e de outros valeram para demonstrar que o debate sobre a etnicidade local está vivo e não se vai deixar passar afirmações absurdas todas as vezes. Acho incrível como há gente zelosa de uma descendência basicamente ficcional. Será tudo para se achar especial por conta de uns parentes maltrapilhos chutados por uma suposta pátria hoje tão amada??

***Como disse, uma lástima que meu comentário soe arrogante. Suponho que seja pelo tom professoral, impositivo. Faço citações e cobro conhecimento, embasamento. Talvez tenha que corrigir essa abordagem. Mas não deixo de pensar que, enquanto isso... muitos “ofendidos” não têm prurido algum em reproduzir militantemente uma versão do passado (ia quase dizendo uma farsa) apoiada (mal apoiada) acriticamente numa históra rala e apologética (várias vezes já denunciada), que é a matéria constituinte dos símbolos municipais ufanistas – como o hino local, a bandeira, os monumentos etc. –, e não a partir de dados historiográficos obtidos por pesquisa acadêmica ou ao menos com algum lastro documental consistente. E isso leva à violência simbólica, que poucos parecem se dar conta, tal a naturalização da situação. O fato de uma menina ou menino negros terem de cantar na hora cívica da sua escola um cântico de louvação à “bravura alemã” do “loiro imigrante” (trechos literais da letra do hino municipal germanófilo) não causa nenhum constrangimento àqueles que “cultivam suas raízes” sem considerar todos que viverem e vivem, influenciaram e influenciam concretamente Santa Cruz do Sul. Que tipo de relação se quer forjar com uma pseudohistória e culto cívico municipal com esse teor de exclusivismo étnico-racial?? Que sentimento de pertencimento se quer construir nos “não-alemães”?? Que alemão é esse “loiro imigrante”?? Uma imagem estereotipada e que já é uma aberração diante da miríade de gentes que se assentaram aqui na região a partir de meados do século XIX, vindos de um país que nem existia na época, a Alemanha? Por que se insiste nesse conto de orgulho, de desejo de se engrandecer às custas de uma presunção calcada na adulteração da história local? Quem ganha com isso?? Desculpa dizer, mas quem ganha com isso é a imbecilidade, onde se inclui o racismo. A riqueza da história cotidiana das comunidades de/com teuto-descendentes (que alguns ainda hoje colocam fora da categoria “brasileiros”, justamente porque se têm como “especiais”), com suas culturas multihíbridas já desde a Europa, é terraplenada por uma germanofilia de quinta categoria, que iniciou-se há tempos e teve seus surtos nas intencionalidades políticas de momentos – sejam estrangeiras (o pangermanismo, por ex.) ou locais, para (por ex.) justificar a adoção de candidatos com determinados perfis, rejeitando-se outros. Se alguém quer continuar tolerando isso e tendo cuidados “para não ofender” (mesmo que uma outra ofensa está sempre sendo perpetrada), tudo bem! Da minha parte, não consigo mais ouvir sem ficar indignado – ainda mais quando é proferida e reproduzida por pessoas com excelente acesso a múltiplas informações.




20/06/2009

Da polenta e da cuca – uma pureza que não existe



Dias desses eu li na coluna Almanaque Gaúcho, de Olyr Zavaschi, publicada diariamente (menos domingo) em Zero Hora, um pequeno artigo “A milenária polenta” (p. 54, 23/05/2009). Pois este alimento – tão associado ao imigrante italiano no Rio Grande do Sul – sintetiza múltiplas e antiquíssimas influências – vejam só! – asiáticas, européias e americanas, ou seja, muito além da Itália e das zonas de colonização itálicas em solo gaúcho. Assim, um símbolo distintivo de uma etnia, carrega, na verdade, aquilo que todos somos: seres culturalmente híbridos desde sempre, não havendo existência real de purismos, fechamentos e exclusividades.

Anota Zavaschi que “a palavra como hoje é usada chegou à península Itálica com os hunos. O termo caucásico pulint (que se pronuncia pulent) foi trazido para o Ocidente com as tropas de Átila, no século 4º. Com a descoberta [?] da América e a introdução do e de sua farinha na Europa, a polenta ganhou um ingrediente fundamental. Foi assim, feita de farinha de milho, com herança asiática e ingredientes pré-colombianos, que ela embarcou nos navios da imigração no fim do século 19.”

O colunista finaliza dizendo: “Antes da vinda dos italianos, já se consumia no Brasil um produto assemelhada, o angu, que provavelmente tenha origem na papa de milho, consumida na Ilha da Madeira.”

A mesma coisa com a cuca, por exemplo, bolo típico das regiões e grupos com colonização germânica aqui no Rio Grande do Sul. Muitas influência e história se consubstanciam naquela delícia, com é o caso das coberturas tão tropicais – abacaxi, banana e o coco; ou ameríndias – o amendoim e o chocolate... Nas proprias comunidades massivamente formadas por descendentes de imigrantes da região que hoje é a Alemanha, come-se a cuca acompanhado de uma beberagem do povo guarani, o chimarrão, feito da nativa Ilex Paraguariense, a erva-mate.

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