HISTÓRIA, IDENTIDADE ÉTNICA E EXCLUSÃO SOCIAL NA REGIÃO DE SANTA CRUZ DO SUL (RS - BRASIL) *** Artigos opinativos e outros comentários selecionados pelo autor *** IURI J. AZEREDO

25 de out. de 2008

Apresentação

PORQUÊ DO TÍTULO

O título “Para além do loiro imigrante” se refere ao hino municipal de Santa Cruz do Sul, que, em sua letra, faz uso das expressões “loiro imigrante” e “bravura alemã” para identificar e sublinhar quem seriam os “heróis” santa-cruzenses, desconsiderando, assim, a gama de outros grupos étnicos e personalidades “não-germânicas” direta e indiretamente ligadas e constituintes da história e do desenvolvimento sócio-econômico do município – omissão esta (mas não só esta e não só no hino) que foi um fator especial desencadeador da escrita dos textos do polígrafo, que agora ganha a sua versão eletrônica na internet. Aliás, é praticamente uma transferência direta do arquivo feito para as impressões na forma de brochura xerocada. Tanto que preservei o máximo possível da “rusticidade”. E, mais uma vez, alerto para o caráter de coletânea sem maiores preocupações com sistematização e rigor acadêmicos.

-------------------

HINO DE SANTA CRUZ DO SUL

Letra: Elisa Gil Borowsky

Música: Lindolfo Rech

Oficialização: 1963

Por sobre as nossas lindas terras /LOIRO IMIGRANTE andou... /Transpôs as nossas verdes serras! /E longe do lar chorou... chorou! /Mas, nosso dadivoso chão, /Como enorme coração /Desvendou-lhe a sorrir /Mil promessas de porvir.

(CORO) Deus te salve terra amiga, /Santa Cruz fiel, /Santa Cruz gentil, /Onde reina a Paz, /Onde brilha a Luz, /Sob o lenho de Jesus!...

Ao sol ardente destes céus /Acenderam-se os ideais /Nas forjas surgem os troféus /E na campina em flor as catedrais /E foi brotando deste afã /Da BRAVURA ALEMÃ /A cidade crente e santa /Que a sua cruz ao sul levanta.

Nenhum comentário:

Autor

Minha foto
Santa Cruz do Sul, RS, Brazil